Com o avanço tecnológico e a forte presença da internet na atualidade, o Marketing Digital se tornou essencial e muitas vezes surpreendente por explorar cada vez mais diferentes meios de chegar até o cliente e fazer com que ele tenha total acesso ao que determinada marca pode oferecer. Mesmo se tratando de uma ferramenta recente, a utilização de Push Notifications tem sido cada vez mais assertiva no alcance de melhores resultados.

Push Notification

A utilização das Push Notifications se estabeleceu primeiro em termos mobile, com o primeiro lançamento dessa ferramenta sendo feito pela Apple em seus smartphones em 2009 e mais tarde sendo adaptado para navegadores pelo Google em 2015 e pelo Firefox em 2016. Você com certeza tem contato direto com alguma Push Notification, apenas ainda não a identifica dessa maneira.

Aquela notificação que aparece quando recebemos algum e-mail, ou quando alguém curte nossa foto no Instagram por exemplo, se trata de uma Push Notification e ela pode ser sua aliada em busca de resultados maiores.

As Push Notifications são usadas para engajar o visitante de determinado site ou app, mantendo o contato com a marca ou com os produtos oferecidos por sua empresa.

Diferente da comunicação por e-mail, a interação pelas Push Notifications é mais rápida e direta ao ponto, levando para o possível cliente algo que seja de seu interesse, como descontos, novidades e conteúdo que a empresa oferece.

Em casos como esse, esse tipo de ferramenta se torna mais efetiva que os e-mails por justamente ser algo instantâneo e que não conta com filtros como os de spam,ou seja, taxas de abertura muito maiores do que no caso do envio de e-mails.

Outra grande vantagem apresentada nesse caso é justamente a independência do usuário estar no site ou no app. As notificações chegarão mesmo que ele não esteja visitando a página naquele momento, fazendo com que ele. tenham total acesso ao conteúdo proposto.

Como utilizar as Push Notifications
Primeiramente, como em qualquer estratégia que procure aumentar faturamento, é necessário definir qual será a principal funcionalidade do uso: aumento de conversões, gerar maior tráfego ou ampliar o awareness?

Definindo esse ponto, as Push Notifications, deixam de ser apenas um canal direto de relacionamento com clientes para abranger outras funcionalidades que podem ajudar em diversos processos dentro da empresa, incluindo é claro, as vendas.

Possíveis utilizações das Push Notifications:

  • Relembrar carrinhos de compra feitos por clientes e esquecidos em e-commerces e com isso aumentar a taxa de reversões;
  • Divulgar a chegada de produtos que estavam em falta no estoque;
  • Oferecer descontos por períodos específicos somente através do acesso pela Push Notification;
  • Alertar sobre atualizações disponíveis para componentes de determinados produtos oferecidos pela empresa, como sistemas operacionais em caso de celulares e softwares;
  • Facilitar a comunicação da empresa com o cliente, viabilizando canais de atendimento e possíveis soluções de problemas e dúvidas;

Tudo isso e diversas outras oportunidades acompanham a utilização das Push Notifications, mas é necessário alertar que seu uso deve ser programado para que não passe a ser visto com maus olhos pelo consumidor, prejudicando a taxa de abertura.

Uma das empresas que obteve muito sucesso utilizando essa ferramenta foi justamente a gigante do segmento alimentício, Nestlé, pois através de um aplicativo criado especialmente para trazer conteúdo relevante aos seus clientes, através das Push Notifications ,obteve não só maior engajamento como aumento de CTR e diversos outros benefícios. Esses resultados só foram possíveis utilizando boas práticas, que incluem uma régua de programação para o envio dessas notificações, que pode incluir fases como:

Início ou boas vindas: Onde após o cliente aceitar receber as notificações, o conteúdo foca na marca ou no que ela tem a oferecer a ele, não somente em produtos ou serviços, mas também informações.

Lealdade: É justamente “presentear” esse cliente que interage com as notificações anteriormente enviadas através de descontos, promoções especiais e novidades.

Atenção: Atrair o cliente que ainda não clicou em nenhum dos conteúdos propostos pelas Push Notifications e relembrá-lo sobre a marca, serviço ou produto que seu site oferece.

É importante frisar que negócios com público mais específico e mais segmentados apresentam melhores resultados com as Push Notifications, pois a persona desses produtos ou serviços buscam por informações e geralmente confiam em apenas um fornecedor para tal, então sempre se manterão fieis a sua empresa.

O mercado está sempre se reinventando, por isso é importante se atentar a novos modelos estratégicos e ferramentas que podem otimizar nossos resultados cada vez mais! Nós da Innova por acreditar em parcerias justas e que busquem bons resultados juntos não poderíamos deixar de compartilhar essa novidade do Marketing Digital com vocês! Surgiu alguma dúvida sobre as Push Notifications? Não hesite em nos contatar!