Que o e-mail marketing é uma das mais antigas ferramentas de marketing digital todos sabemos, mas você imagina a infinidade de possibilidades ao explora-lo de maneira correta? Hoje te mostraremos que o e-mail marketing não se resume somente á divulgação de algum produto ou marca, mas também pode contribuir diretamente para a evolução da base em diferentes níveis, inclusive no que se refere á fidelização de seus leads!

Como elaborar uma régua de disparos eficiente

Enviar e-mail marketing sem um planejamento coeso é um dos principais erros que podem transformar seu uso dessa ferramenta em algo destinado ao prejuízo, por isso é importante salientar a importância da criação de um cronograma alinhado ás possibilidades reais e ao tempo hábil para realização das ações relativas á esse tipo de estratégia.
Ao conseguir positivar um lead, é necessário trabalhar com etapas que irão agregar valor á sua marca, ao seu produto ou serviço de maneira orgânica, enfatizando a identificação entre consumidor e empresa. Podemos dividir isso em 3 etapas:
Coleta de dados: É aqui que tudo se inicia, pois você oferecerá algo em troca dos dados de seu cliente, e é justamente através desse conteúdo que identificar os hábitos e interesses da persona se torna algo mais fácil.
Nutrição do lead: Quando a persona em questão já teve o primeiro contato com sua marca e ofereceu seus dados, o primeiro envio deve ser algo que contextualize a situação de forma leve e próxima. Nesse caso é necessário desenvolver conteúdo de fácil assimilação e entendimento, com um toque pessoal, o que é possível através de tratativa direta com o destinatário no corpo do e-mail e subjects que enriqueçam o e-mail marketing, fomentando a curiosidade.
Fidelização: Digamos que uma série de disparos focados na ênfase da nutrição do lead foram feitos e isso acabou gerando a tão esperada conversão. Você deve esquecer esse cliente e não entrar mais em contato? Claro que não! Desenvolva promoções exclusivas e conteúdos que só aqueles que já são seus clientes terão acesso, isso agrega valor á sua marca, seu atendimento e com toda certeza a seu produto, garantindo não somente indicações para possíveis novos negócios como também atuando na fixação da marca e solidificação do branding.

Inbound marketing e conteúdo em seu e-mail marketing

Os 3 grandes pilares dentro do Inbound Marketing também podem tornar seus disparos mais atrativos, aposte em: SEO, conteúdo e redes sociais. Não sabe como isso pode ser feito? Te daremos algumas dicas:

#1- SEO: Foque na utilização de palavras chaves em alta nos mecanismos de busca, e que se adaptem totalmente ao seu mercado! Construa seu conteúdo com foco na keyword mas não seja repetitivo.

#2- Layout: O Layout impacta totalmente nos resultados de seus disparos, pois pode ser um fator determinante para transformar seu e-mail marketing em um spam. Aposte em layouts responsivos e de preferencia com elaboração em HTML.

#3- Conteúdo: Entenda a persona e adapte sua comunicação á ela! Aborde em suas pautas tendências e novidades de mercado condizentes com os hábitos de sua audiência.

#4- Redes Sociais: Promova a integração através da divulgação de seus canais de atendimento via redes sociais, e elabore ações de engajamento que unam as redes sociais ao e-mail marketing, transformando as ferramentas em uma via de mão dupla.

Fidelizar a base contribui não somente para a imagem de sua marca, mas também para as possíveis chances de novas compras, garantindo um maior lucro!
Se mesmo após ler nosso artigo alguma dúvida surgir, não deixe de nos contatar! A Innova é uma agência com foco em resultados e que busca parcerias que solidifiquem ambas as partes, explorando ao máximo o potencial de sua empresa!

Redatora Web voltada para estratégias de Marketing de Conteúdo e SEO que acredita no poder transformador dessas ferramentas não só para as empresas, mas para a vida como um todo.

Seu comentário

CURTA NO FACEBOOK